top of page

Notícias

  
Saúde: Três breves caminhadas por semana para evitar Alzheimer

14.07.2014

http://visao.sapo.pt/tres-breves-caminhadas-por-semana-para-evitar-alzheimer=f789289

Cientistas de Cambridge concluiram que a inatividade é o fator mais decisivo, entre os ligados ao estilo de vida, para o aparecimento da doença devastadora.

 

Um exercício simples como a caminhada, durante 20 minutos, três vezes por semana, pode reduzir drasticamente o risco de Alzheimer. Até sair do autocarro uma paragem antes e fazer o resto do caminho a pé pode ser o suficiente, defende uma equipa de investigadores da Universidade de Cambridge, que concluiu que um terço dos casos fica a dever-se a fatores ligados ao estilo de vida, como a inatividade, a obesidade ou o tabagismo. Mas a falta de exercício foi o fator que mais se destacou.

05

Sociedade: Dois minutos de exercício intenso por semana podem melhorar saúde de idosos

28.07.2014

http://visao.sapo.pt/dois-minutos-de-exercicio-intenso-por-semana-podem-melhorar-saude-de-idosos=f791087

Uma investigação sugere que duas sessões de apenas um minuto cada, por semana, de exercícios de alta intensidade são o suficiente para melhorar significativamente a saúde de pessoas com mais de 60 anos.

 

Os investigadores da Universidade Abertay, concluíram que com apenas duas sessões semanais de exercícios físicos intensos - com um minuto cada - a aptidão física e a saúde dos voluntários melhorou drasticamente. As atividades diárias passaram a ser realizadas com mais facilidade e a pressão arterial baixou em 9%. O estudo envolveu seis homens e seis mulheres, com mais de 60 anos, que foram acompanhados ao longo de seis semanas.

03

Sociedade: Teste ao olfato pode ajudar a detetar a doença de Alzheimer

15.07.2014

http://visao.sapo.pt/teste-ao-olfato-pode-ajudar-a-detetar-a-doenca-de-alzheimer=f789388

De acordo com uma nova pesquisa, no futuro, os médicos poderão prever o risco de desenvolvimento da doença através de um teste feito ao olfato.
 

Apresentada esta semana na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, na Dinamarca, uma nova pesquisa defende que um teste ao olfato poderá ajudar os médicos a detetar o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer.

04

02

Sociedade: Idosos que vivem em lares sofrem com frio no Inverno

30.07.2014

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/idosos-que-vivem-em-lares-passam-frio-no-inverno-1664884

 

Qualidade do ar avaliada em 22 lares de idosos do Porto apresenta deficiências, mas situação não é preocupante, garantem investigadores. O principal problema é o frio que pode potenciar doenças respiratórias.

 

São várias as deficiências da qualidade do ar que se respira nos lares de idosos detectadas no âmbito de um projecto de investigação que agora começa a ser divulgado. Foram encontradas concentrações, que ultrapassam os valores de referência, de partículas perigosas e de poluentes químicos, de bactérias e mesmo de fungos em 22 lares de idosos da cidade do Porto. Mas os investigadores asseguram que a situação não é preocupante.

Sociedade: Necessário programa de apoio para famílias que cuidam dos seus idosos em casa

30.07.2014

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/necessario-programa-de-apoio-para-familias-que-cuidam-dos-seus-idosos-em-casa-1664738

 

Pessoas mais velhas devem poder ficar o máximo de tempo possível na sua residência habitual, recomenda o Conselho de Ética para as Ciências da Vida num parecer.

 

A criação de um “programa de apoio” às famílias que cuidam ou desejam cuidar dos seus idosos em casa é reclamada pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) num parecer que esta terça-feira foi divulgado.. Alegando que a “especial vulnerabilidade” dos mais velhos pode ser acentuada em função do afastamento dos familiares e do abandono dos seus objectos pessoas e rotinas, os conselheiros do CNECV defendem mesmo que os idosos devem poder permanecer, “o máximo tempo que for possível”, na sua residência habitual.

01

bottom of page